NEM Memória: Homenagem ao Dr. Roberto Arriada Lorea

      O  NEM, como espaço de estudo, reflexão e difusão da mediação, tem procurado, através do NEM MEMÓRIA, resgatar  um pouco do muito do que homens e mulheres do Rio Grande do Sul, magistrados, servidores, advogados, profissionais de diferentes áreas, mesmo antes da Resolução 125 ou logo após a mesma, fizeram, de forma eficaz e entusiasmada em prol da mediação.

É fácil falar em mediação quando há uma lei e um novo Código de Processo Civil que colocam, expressamente, a prevalência dos métodos  de solução consensual de conflitos. Porém, antes disso, muitos foram os atos, falas e, até mesmo, decepções. Por isso, rendam-se homenagens àqueles que acreditaram antes de ver efetivado o sonho.

O nosso homenageado, Dr. Roberto Arriada Lorea, participou dos primeiros cursos realizados pela Corregedoria Geral da Justiça do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e  pelo  CNJ  sobre mediação. Tive o privilégio de compartilhar com ele mesas de diálogo, em que parecíamos apenas sonhadores. Mas, o Dr. Lorea não se abateu diante das dificuldades e seguiu em frente, levando a mediação para diferentes espaços em que teve oportunidade de atuar. E, assim, tornou possível  um plano piloto de mediação familiar no Foro do Partenon.

Por seu dinamismo, por sua dedicação à mediação, por seu  testemunho de coleguismo, solidariedade, eficiência e por não desistir de contribuir em prol de relações mais plenas e humanas, fica a homenagem do NEM.

Um fraterno abraço,
Genacéia da Silva Alberton
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação (NEM )

Mediación, el camino de paz para la justicia en Europa


Con motivo del X Aniversario de GEMME, El Grupo Europeo de Magistrados pro Mediación ha

presentado su libro “Mediation, Road of Peace for Justice in Europe“, publicación que ve la luz en dos idiomas, inglés y francés.

GEMME fue creada el 19 de diciembre de 2003 bajo la presidencia de Guy Canivet, que en ese momento era el presidente de la Corte de Casación francesa.  Desde entonces, GEMME trabaja por el desarrollo y la calidad de la mediación y conciliación en Europa, organizándose para ello en secciones nacionales. Los miembros de GEMME son en su mayoría jueces y magistrados en las áreas del derecho civil, mercantil, social, penal y administrativo .

El libro, de 468 páginas, recoge las principales conferencias y debates de la conferencia que tuvo lugar durante los días 5 y 6 de junio de 2014 en París, así como diversos artículos y textos escritos por miembros de GEMME.  Ha sido oordinado por Béatrice Blohorn-Brenneur y Dragos Calin, y editado por Editura Universitara.

Descargar el PDF en inglés.

Fonte: http://mediacionesjusticia.com/2015/07/15/mediacion-el-camino-de-paz-para-la-justicia-en-europa/

* O livro também faz parte do acervo da nossa biblioteca online