NEM Memória: Recordando Jacqueline


Recordar pessoas e fatos é ter consciência de que a vida está em constante movimento e aquilo que temos hoje é resultado da ação daqueles que nos antecederam e que contribuíram para que desafios fossem superados.

Em setembro, tivemos a IV Jornada de Mediação e se deu publicidade à ANAMEJ, Associação Nacional de Mediadores Judiciais. Essas atividades empolgaram mediadores e todos aqueles que atuam ou se interessam pelo tema da mediação.

Lembramos, por isso, a instalação do 1º CEJUSC do Estado. Podemos afirmar que o crescente número de Centros no interior do Rio Grande do Sul não é apenas resultado da Resolução 125 do CNJ, da perspectiva da vigência do novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação, mas, também, da consciência da importância dos Centros para dar ao cidadão opção diversa da adversarial para atendimento de seus conflitos na área cível ou de família.

No primeiro CEJUSC instalado no Poder Judiciário em Porto Alegre  tivemos a oportunidade de conviver com a servidora Jacqueline Maria Fernandes, Oficial Escrevente do Poder Judiciário.

Jacqueline assumiu a coordenação cartorária com eficiência e entusiasmo. Sua tranquilidade, gentileza e disciplina eram constantes. Ela acreditava na Mediação! Eis o motivo pelo qual, com carinho e reconhecimento, dedicamos à Jacqueline este espaço do NEM Memória.

Genacéia da Silva Alberton
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação

IV JORNADA DE MEDIAÇÃO – RELAÇÕES FAMILIARES

Realizou-se nos dias 03 e 04 de setembro de 2015, no Salão do Pleno Pedro Soares Muñoz, a IV Jornada de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, evento que está se tornando marcante para a Mediação no Rio Grande do Sul e que tem trazido para cá mediadores de diferentes Estados da federação.

Com o tema MEDIAÇÃO FAMILIAR: CUIDANDO DOS VÍNCULOS PARENTAIS, tivemos, como palestrantes, o Des. José Roberto Neves Amorim, Presidente do FONAMEC; Prof.ª Gabriela Irina Jablkowski (Argentina), Dra. Vanessa Aufiero da Rocha (São Paulo), Dr. Juan Carlos Vezzulla (Argentina) e Des. Luiz Felipe Brasil Santos (TJRS).

A mediação no novo Código de Processo Civil e suas implicações na área de família, sobre os quais discorreram o Des. Amorim e o Des. Luiz Felipe, trouxe à reflexão a necessidade de manter o cuidado com a estrutura dos CEJUSCs e dos serviços de mediação nas Comarcas assim como de divulgar as boas práticas que vierem a se realizar a partir da entrada em vigor do novo sistema processual.

A experiência das oficinas de parentalidade, desenvolvida com êxito em São Paulo pela Dra. Vanessa, e incluída pelo CNJ como proposta de trabalho na área familiar, foi apresentada aos mediadores como uma oportunidade de atendimento mais eficaz de famílias em situação de crise nas demandas judiciais.

A mediação familiar na perspectiva pedagógica, conforme apontado pela Profª Gabriela, demonstrou como a mediação, a longo prazo, poderá trazer uma mudança social, sendo uma oportunidade de conscientização da família acerca da responsabilidade parental que, na visão do Dr. Vezzula, vem ao encontro da garantia dos direitos dos filhos.

Além das palestras, durante o evento, foram apresentados pôsteres com trabalhos científicos na temática da jornada e divulgação do Núcleo de Estudos de Mediação.
Durante o evento foi realizada a certificação de Mediadores Judiciais e Instrutores, demonstrando a intensa atividade que tem sido realizada pelo NUPEMEC no sentido de instrumentalizar os CEJUSCs e serviços com mediadores capacitados a bem atender à população que busca o Judiciário.

(Foto: Eduardo Nichele - TJRS)
E visando ao fortalecimento dos mediadores na sua atuação como efetivos auxiliares da Justiça, durante a IV Jornada, foi divulgada a ANAMEJ: Associação Nacional dos Mediadores Judiciais.
O êxito do evento ficou evidenciado pela intensa participação e o entusiasmo de todos durante a Jornada, demonstrando o comprometimento dos mediadores no desenvolvimento da mediação como política pública e instrumento de pacificação social.