NEM GT Penal: Evento sobre recuperação de apenados lota o auditório da Escola da AJURIS

Texto e Fotos de Carla Bomfim / Imprensa Escola da Ajuris 

Na noite da última segunda-feira (11), a Escola da AJURIS em parceria com o Grupo de Trabalho de Mediação Penal do Núcleo de Estudos de Mediação (NEM), coordenado pela desembargadora Vanderlei Kubiak promoveu o seminário Ninguém é irrecuperável - a experiência das APAC´s. O promotor de justiça,Gilmar Bortolotto, a mestra em criminologia, Elizana Prodorutti, o coordenador adjunto da coordenação de Direitos Humanos da OAB/RS, Roque Reckziegel e o Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais, Sidinei Brzuska ministraram palestra sobre o método alternativo para o cumprimento de pena praticado pela Associação de Proteção de Assistência aos Condenados (APAC), que tem como foco a recuperação do apenado através de práticas  como o resgaste da família,  da espiritualidade, entre outras que mantenham a dignidade do preso.
A abertura ficou a encargo do presidente da APAC de Canoas, Roberto Heming e da coordenadora do GT Penal, desa. Vanderlei.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual, Jeferson Fernandes, o procurador de justiça do ministério público estadual do Rio Grande do Sul, Marcelo Ribeiro, a representante da Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (FAESP), Aline Leão, o coordenador  do Projeto de Extensão Direitos Humanos na Prisão, do Centro Universitário Metodista IPA, Celso Rodrigues, a Superintendente Regional do CONIMA/RS, Marilene Marodin, mediadores, estudantes de direito, interessados no tema e público-geral.