Perdão e tolerância como caminhos para paz: construção coletiva e diária

Estamos encerrando o ano festivo dos 15 Anos NEM. Celebramos uma trajetória de estudo, reflexão, ações em prol da mediação como instrumento efetivo de atendimento de conflitos. Alegres, podemos afirmar que tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, identificar desafios, confirmar convicções e dirimir conflitos.

Neste período de encerramento de ano em que os corações se preparam para receber não apenas presentes materiais, mas a presença de amigos, parentes, colegas e que estamos abertos ao abraço do outro, é necessário lembrar que perdão e tolerância se apresentam como caminhos para a paz. Na vida temos pontes e muros, os muros afastam, as pontes ligam e religam. Somente o perdão pode fazer desvanecer o muro da mágoa, do ressentimento, dando início à ponte da tolerância, rumo à justiça e à paz. A paz inicia através de cada um de nós, mas, para que tenha repercussão, precisa se tornar uma construção coletiva e diária. Esta é nossa esperança, estarmos presentes em cada dia na busca incessante de diálogo, de entendimento, cooperação, integração. Lembra o Papa Francisco ,na obra Quem sou eu para julgar?: “O caminho da esperança não é fácil e não pode ser percorrido sozinho. Há um provérbio africano que diz: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”. A união dos integrantes do Núcleo de Estudos de Mediação (NEM) tornou possível a caminhada de 15 anos e nos fortalecerá para continuarmos o nosso trilhar, superando desafios, encontrando espaços, agindo em prol da paz. Cultivemos o perdão, sejamos tolerantes, não percamos a esperança de que um mundo melhor é possível, que cumpre a cada um e a todos participar da criação, religando, tecendo relações de amor.

Agradeço a todos que, durante esses 15 anos, fizeram o Núcleo de Estudos de Mediação e aqueles que, nesse período festivo, estiveram unidos visando oferecer, de forma gratuita e agradecida, o seu melhor para os eventos NEM 15 Anos.

Boas Festas e Feliz 2018!
# SomosNEM

Genacéia da Silva Alberton
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação