Mediação Responsável é tema de palestra na Escola da AJURIS


O  mediador argentino fundador e presidente Científico dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal (IMAB e IMAP), Juan Carlos Vezzulla, ministrou na tarde desta quarta-feira (28/2), a palestra Identidade da Mediação, Responsável e Emancipadora no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESM).
A palestra teve o objetivo de debater  sobre o conceito de uma mediação responsável e emancipadora, na qual o mediador, através do diálogo, da escuta e da reflexão auxilia os mediados a construirem um plano de futuro. "O  posicionamento do mediador para conseguir o pleno exercício da autocomposição, mas de uma  maneira  emancipadora, no sentido em que o mediador decide para eles e com eles de uma maneira exitosa para todos. O resultado de uma mediação não pode ser resultado de uma pressão", destacou Vezzulla.
O evento, que lotou o auditório, foi uma iniciativa do núcleo de Estudos de Mediação da Escola Superior da Magistratura (NEM/ESM),  o qual é coordenado pela Desembargadora Genacéia da Silva Alberton.
A palestra contou também com a presença da juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC/POA), Geneci Ribeiro, da diretora da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (Clipe) e Superintendente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA), Marilene Marodin, alunos do curso de Direito da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), mediadores e  advogados.


Texto: Carla Bomfim
Comunicação Escola da AJURIS